Avaliação dos Testes - Provas Psicotécnicas

Os testes não avaliam ou o que cada pessoa sabe ou o que a pessoa pode fazer, mas que pode vir a conhecer e fazer, ou seja, o seu potencial.


Portanto, o importante aqui não é se a pessoa avaliada passa ou não o teste.

Na verdade, cada empresa decide o que ela quer quando passa um teste psicotécnico.

Para Lina María Dallos, diretora de Recursos Humanos de Trabalhando com, "este tipo de provas são medições de conduta que permitem diagnosticar e predizer os comportamentos dos futuros empregados. Estas provas dependem do cargo, do nível profissional, competitivo, gerencial e administrativo e, claramente da empresa à qual se está levando a cabo o processo de seleção".

"Estes teste são desenhados e aplicados para que os futuros empregados demonstrem que os conhecimentos que plasmam em suas folhas de vida são reais, o mais aconselhável para as pessoas que se enfrentam a eles, é que suas respostas sejam sinceras, honestas, coerentes e espontaneas", conclui Lina M. Dallos.

Classificação das provas:

Estas provas se podem classificar em quatro grandes grupos: inteligência, aptidões, personalidade e proyectivas.

Inteligência: Nos permitem medir o Fator G ou inteligência geral, utilizando o raciocínio abstrato, resultam determinantes para medir a capacidade de resolver problemas trabalhistas em campos específicos. Põe-se a prova fatores como racionamento verbal, numérico e lógico, como também criatividade, memória e coordenação.

Aptidões: Estas nos permitem predizer as habilidades ou capacidades que tem uma pessoa para desenvolver determinadas tarefas. Avaliam conhecimentos específicos do campo de ação dos aspirantes. Neste tipo de teste se avalia:

. Raciocínio verbal, numérico, mecânico e lógico ou abstrato
. Entendimento verbal, numérica, mecânica e de instruções escritas
. Resolução de problemas
. Análise
. Criatividade
. Administrativas
. Comerciais
. Memória Espacial
. Coordenação

Personalidade: Este tipo de provas permitem predizer as atitudes, caráter e/ou temperamentos dos indivíduos, os quais, são mais difíceis de mudar ou modificar porque se relacionam com os processos biológicos, sociais e psicológicos.

Proyectivas: Este tipo de teste nos permitirá avaliar rasgos de personalidade, diferencia-se dos anteriores em que lhe apresentam ao sujeito estímulos não estruturados e sem significado, para que mostre seu inconsciente. Nas provas proyectivas se lhes mostra aos sujeitos figuras ambíguas, depois de ser observadas se lhes solicita aos potenciais empregados que citem o primeiro que se lhes vinga à mente, "estas provas permitem descobrir as atitudes e o inconsciente da pessoa, com elas se pode avaliar o mundo interno do sujeito, e a sua vez sua criatividade" adiciona Lina María Dallos.

No entanto, a seguir é um guia para as suas respostas:

Avaliação dos Testes

105 perguntas em 14 exercícios

100-105 EXCELENTE!

81-99 MUITO BOM

61-80 BOM

45-60 ACEPTABLE

21-44 REGULAR

00-20 Você deve se concentrar nos exercícios

Teste 1

Conheça como apresentar uma prova psicotécnica

http://noticias.universia.net.co

Recorde que o mais importante ao momento de apresentar este tipo de teste é lê-los atenciosamente, concentrar-se e seguir ao pé da letra as recomendações de cada enunciado.

A honestidade, a pontualidade, a modéstia, a confiança em si mesmo e a boa apresentação são determinantes na evolução dos processos de seleção e talento humano. Recorde sempre, que não há segredos para o sucesso, mas é necessário preparar-se, trabalhar arduamente, e aprender do fracasso.

Inicio Arriba

Exercícios de Raciocínio Abstrato - Testes GRÂTIS

Razonamiento - Abstract Reasoning

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para estatísticas e publicidade personalizada.
Se você continua navegando, assumimos que você aceita seu uso. X +Info